Após 13 anos de carreira, o músico e compositor cearense Caio Fernandes lança seu primeiro álbum autoral, no dia 10 de maio de 2024, em todas as plataformas digitais. Intitulado “Canto Para Ser Ouvido”, o disco apresenta uma fusão de referências musicais e um mergulho criativo nas histórias da sua vida pessoal, profissional e dos contextos sociais.
Construído em quase 2 anos, o disco carrega 10 faixas, sendo a primeira música “Canto Para Ser Ouvido”, a que dá título ao álbum, a verdadeira inspiradora para a decisão de gravar um trabalho autoral. Não apenas pela força da letra, mas por toda a criatividade das palavras, versos, melodia, harmonia combinada e rítmica envolvente que ela carrega.
“Quarentena”, a segunda faixa do EP, foi construída na pandemia e traz o mesmo percurso de escrita que a primeira: uma construção feita de uma só vez, para logo à frente, com mais maturação, se encontrar a sua harmonia e melodia. Representando um dinamismo em suas temáticas e essências musicais, o mixtape também possui o momento das músicas que falam de amor: da terceira “Você Teria Que Estar Em Mim” à sétima música “Na Direção”, ambas com a forte presença dos instrumentos melódicos e percussivos: piano, flauta e bateria. As três últimas do disco resultam, respectivamente, em uma crítica reflexiva, falando de um amor geral, a outra com uma pegada mais pop e a última com um xote de despedida, fazendo jus ao fechamento do álbum.
Influenciado pelos grandes letristas da música popular brasileira Belchior, Caetano Velosos, Rita Lee, Gilberto Gil e Chico Buarque, “Canto Para Ser Ouvido”’ carrega inovações sonoras, poéticas, tropicalistas, trazendo discursos cheios de cor e mistura dos gêneros musicais como a MPB, o pop, o reggae e o xote, além de uma linguagem moderna e criativa.
Mesmo com uma grande versatilidade musical, seu gênero predominante é a MPB. Esta presença e referência sonora também têm grande influência do seu pai, também cantor, Lúcio Fernandes. “Antes de me tornar músico/artista, eu cresci ouvindo uma variedade grande de conteúdo musical. Pelo fato do meu pai ser músico, eu aprendi a gostar indiretamente de: MPB, samba, bossa nova, forró, pé de serra, rock, internacional, reggae, axé, brega. Se você jogar tudo isso num caldeirão gigante de profundezas musicais, deságua artisticamente no meu jeito de cantar, na forma como eu toco o violão e, principalmente, na forma como eu construo minhas músicas”, conta Caio Fernandes.
A estética do disco foi construída a partir da cor preferida do músico, amarela, usando-a em um tom monocromático, junto a um lugar exótico, velho e bonito, no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.
“Meu grande sonho musical sempre foi ter um trabalho autoral realizado e sólido a longo prazo, talvez por isso uma demora tão grande em registrar e lançar, já que eu componho desde muito jovem. Antes de ser músico profissional, eu já compunha. De fato, após muitos anos de trabalho e experiências musicais, será concretizada essa vontade, consumada em um disco à moda antiga, de 10 faixas inteiras, com banda e várias participações”, conta o compositor Caio Fernandes, sobre a realização deste álbum autoral.
“Canto Para Ser Ouvido” é um verdadeiro retrato da jornada pessoal e criativa de Caio Fernandes, além de um convite harmônico aos ouvidos de quem ama a música popular brasileira. Fique ligado no lançamento, dia 10 de maio, em todas as plataformas digitais.
Sobre Caio Fernandes
Natural de Fortaleza-CE, Caio é músico, cantor, violonista e compositor há 13 anos e sua trajetória foi composta por cantorias contínuas em restaurantes, hotéis, praias e eventos da cidade até 2021. Durante a sua carreira, já fez alguns shows na Alemanha, em 2018, participou do projeto ‘Revelarte’, parceria da Casa da Vovó Dedé e TV Diários, em 2021, e morou na cidade de Uberlândia, em 2022, onde realizou shows em vários bares, restaurantes, eventos sociais e regiões do triângulo mineiro.
Com repertório diverso, Caio carrega consigo todas as suas referências musicais, respeitando seus ritmos e expressões artísticas. Suas composições possuem fortes características regionais, fortalecendo a sua identidade como nordestino, além de ter um jeito único de cantar, com voz suave, carisma e violão dinâmico, dando um toque especial na troca com o público.
No ano de 2023, retornou à cidade natal, retomando seu trabalho pelos bares, eventos e shows da cidade. Atualmente, vem compartilhando os processos de construção do seu primeiro disco autoral, que será lançado em maio, pela internet e em todas as plataformas digitais.