Home História Maior enchente da história de Quixeramobim completa 50 anos

Maior enchente da história de Quixeramobim completa 50 anos

O município registrou diversos pontos de alagamentos, como na Praça Coronel João Paulino, nas ruas Presidente Vargas, 14 de Agosto e Cônego Aureliano Mota, e no Centro da Cidade

Foto: Museu da Fotografia de Quixeramobim

Nesta quarta-feira, 1º de maio, o município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, relembra a maior enchente da história da cidade, ocorrida no ano de 1974, há 50 anos.

Conforme os registros, em virtude das fortes chuvas que caíram na região no mês de abril daquele ano, o açude Teotônio, localizado na comunidade de Cajazeiras, no então Distrito de Madalena, arrombou, trazendo grande volume de água para a Barragem de Quixeramobim.

Como consequência, a água “lavou” por cima da parede do reservatório e o município registrou diversos pontos de alagamentos, como na Praça Coronel João Paulino, nas ruas Presidente Vargas, 14 de Agosto e Cônego Aureliano Mota, e no Centro da Cidade. Na Ponte Metálica, a água quase alcançou o piso.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em abril de 1974, o acumulado de chuvas em Quixeramobim chegou a 234 milímetros, ultrapassando a normalidade em 30%, que era de 180mm.

Hoje, há exatos 50 anos da enchente, a Barragem está sangrando com lâmina de 29 centímetros.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here