O prefeito de Quixadá, no Sertão Central, Ricardo Silveira (PSD), está sendo investigado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) pelo suposto recebimento indevido de diárias durante uma viagem do gestor a Israel, realizada em setembro de 2023.
De acordo com a Portaria 0009/2024, da 7ª Promotoria de Justiça de Quixadá, a Secretaria das Promotorias de Justiça do município recebeu uma denúncia, via correio eletrônico, tratando sobre o possível caso de improbidade administrativa e dano ao erário, referente ao recebimento indevido de diárias cometido, em tese, pelo prefeito de Quixadá e secretários do município.
A partir da denúncia apresentada, foi instaurada a Notícia de Fato nº 01.2023.00030799-2, que foi considerada para a abertura do Inquérito Civil.
Através do site da Prefeitura de Quixadá, foi divulgado que o gestor municipal estaria ausente do município por 10 dias, pois realizaria viagem institucional à Israel, em comitiva com outros prefeitos e autoridades. Na época, o vice-prefeito Marcelo Ventura assumiu a administração interinamente. A viagem, segundo a gestão, teria o objetivo de conhecer o ecossistema do país e visitar empresas que superaram desafios a partir da inovação tecnológica.
Nos autos do processo, conforme a denúncia, a viagem deveria ser considerada institucional. Porém, o prefeito viajou com sua esposa, Iaskara Aragão Gomes Silveira, com registros compartilhados nas redes sociais.
O processo de nº 06.2024.00000761-7 corre em sigilo, no entanto, o Repórter Ceará teve acesso ao documento. O Ministério Público, agora, investigará e apurará a denúncia das irregularidades em toda a sua extensão.