Home Editorial Editorial: Não há justificativa para Quixeramobim não ter uma delegacia 24 horas

Editorial: Não há justificativa para Quixeramobim não ter uma delegacia 24 horas

Não há justificativa para Quixeramobim não possuir uma Delegacia 24 horas. Por isso, a não abertura de uma até agora gera especulações dos motivos: se são políticos ou não

Foto: Google Maps

O governador Elmano de Freitas subiu o tom contra o crime no Ceará, durante a solenidade de posse do novo secretário da Segurança Pública, Roberto Sá. A palavra do chefe do Executivo estadual deve se aliar a medidas concretas, que busquem, de fato mudar a realidade de insegurança vivida pelos cearenses, principalmente no Interior do Estado. Dentre as medidas, está a abertura de delegacias 24 horas em municípios estratégicos e que tenham essa necessidade.

Quixeramobim é uma das cidades do Estado que luta pela abertura de uma Delegacia 24 horas. A reivindicação ultrapassa governos e se embasa no tamanho do município – em população e extensão territorial – e na necessidade de mais um equipamento como este na região, já que Quixadá dispõe de uma Delegacia Regional de Polícia Civil.

Em crimes no município, quando a Delegacia de Polícia Civil local está fechada – aos finais de semana, feriados e pontos facultativos -, é preciso deslocar viatura e policiais para a Terra dos Monólitos para registrar a ocorrência. Isso causa, além de custo com combustível, desfalque temporário no contingente de segurança local, em uma viagem que durará, no mínimo, 80 minutos (1 hora e 20 minutos), considerando ida e volta.

Quixeramobim é um município que tem se desenvolvido rapidamente nos últimos anos, com a chegada de novos empreendimentos, faculdades e, consequentemente, moradores. Trata-se de uma das cidades mais importantes do Interior do Ceará. No entanto, precisa ter um reforço estratégico na segurança pública, e isso não possui relação com contingente policial, mas em como a equipe é aproveitada e de que equipamentos as forças de segurança do município dispõem.

Abrir uma Delegacia 24 horas não é um processo de baixo custo. É preciso mais de um delegado, estrutura física mais robusta e mais policiais. Isso leva tempo e dinheiro. Mas a necessidade existe.

Não há justificativa para Quixeramobim não possuir uma Delegacia 24 horas. Por isso, a não abertura de uma até agora gera especulações dos motivos: se são políticos ou não. Para reverter isso, as autoridades constituídas pelo povo do município, tanto oposição como situação, devem se unir em prol dessa causa e buscar, junto ao Governo do Ceará, a instalação de tão importante equipamento.

Não será hoje. Talvez não seja amanhã. Mas espera-se que um dia os olhos das autoridades deem prioridade para essa que é uma das pautas históricas do Coração do Ceará. Enquanto isso, fica a questão: o que falta para Quixeramobim ter uma delegacia 24 horas?

Editorial do Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here