A Polícia Federal (PF) prendeu 38 pessoas nesta quinta-feira, 6. Os presos eram investigados e condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro que estavam foragidos.
Além dos 38 já capturados, a PF realiza ações para localizar e capturar outros 170 foragidos. As medidas fazem parte da Operação Lesa Pátria, uma ação permanente da força de segurança para investigar crimes contra a democracia brasileira.
De acordo com a PF, o número de foragidos relacionados aos atos golpistas supera 200.
“Mais de duas centenas de réus, deliberadamente, descumpriram medidas cautelares judiciais ou ainda fugiram para outros países, com o objetivo de se furtarem da aplicação da lei penal”.
Na tarde de 8 de janeiro de 2023, um grupo de bolsonaristas que estavam acampados no Quartel General do Exército em Brasília deixaram o acampamento e se dirigiram para a Praça dos Três Poderes. Com facilidade, o grupo invadiu e depredou o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
Os ataques foram o estopim de um movimento que contestava e tentava deslegitimar o resultado das eleições de 2022, que consagrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República pela terceira vez desde o início dos anos 2000.
Os atos golpistas levaram à prisão ou detenção de 2.170 pessoas. Dessas, 775 foram liberadas por serem idosos e mães de crianças menores de idade, por exemplo. Nos dias seguintes, audiências de custódia foram realizadas e, até março, a maioria dos presos já haviam sido liberados em liberdade provisória.
Com informações do Congresso em Foco