Visando ampliar a presença da Justiça Eleitoral no interior do Estado e aproximar ainda mais os serviços da população, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promove, nos próximos dias 17, 18 e 19 de julho, uma série de ações na região do Cariri cearense. As programações incluem ciclo de debates, audiência pública, sessão de julgamento, além de participação na Expocrato 2024.
Iniciando os eventos, é promovida uma audiência pública, parte do projeto TRE em Movimento, com o propósito de debater com os diversos setores da sociedade sobre o combate à desinformação nas eleições de 2024. O momento será realizado por meio da Ouvidoria Regional Eleitoral do Ceará (OUVIR) na quarta-feira, 17, das 14h às 16h, na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
Em busca de aprofundar os estudos acerca dos principais aspectos da legislação eleitoral, bem como das resoluções e da jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC) promove, nos dias 17 e 18 de julho, mais uma programação do XII Ciclo de Debates – Eleições 2024. O evento ocorre no auditório da sede da OAB em Juazeiro do Norte, das 8h às 12h. O tema central é Combate à Violência Política de Gênero nas Eleições 2024, abordando a importância da promoção da igualdade de gênero na política e da consciência coletiva sobre o fortalecimento da democracia através da equidade.
Pela segunda vez, o Cariri recebe ainda uma sessão de julgamento do TRE do Ceará. Na sexta-feira, 19 de julho, a partir das 9h, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte sedia a programação. A primeira vez desse feito ocorreu em março deste ano, quanto o Regional esteve na região com outra série de ações.
Dando continuidade às atividades, o TRE-CE marca presença na Expocrato, o maior evento agropecuário das regiões Norte e Nordeste. No espaço instalado, haverá um estande dedicado à memória da Justiça Eleitoral, com documentos e artefatos que contam a história do órgão no Estado. Além disso, a Ouvidoria da Mulher promove ações de conscientização sobre violência política de gênero e a Unidade Móvel do Tribunal oferece serviços eleitorais, incluindo a emissões de certidões, consultas de situação eleitoral e cadastramentos de mesárias e mesários voluntários para as eleições de 2024.