A Sua Excelência Reverendíssima Dom Adélio Tomasin.
Bispo Emérito de Quixadá.
Com imensa gratidão e profundo respeito, venho por meio desta carta agradecer por todas as ações grandiosas que Vossa Excelência pensou e realizou em prol dos mais humildes e pelo desenvolvimento de nossa querida Quixadá. Sua obra é vasta e profunda, tocando cada segmento da nossa sociedade, sempre guiada pelo desejo de bem comum e pela visão de um futuro melhor para todos nós.
Muitos, talvez, não entenderam a magnitude de sua missão em nosso município, mas aqueles que verdadeiramente conhecem a sua trajetória sabem que o senhor transformou nossa terra em um lugar de mais esperança e oportunidades. Com grande visão, Vossa Excelência fundou três importantes faculdades, preparando milhares de jovens para o mercado de trabalho. No campo da saúde, sua dedicação trouxe avanços significativos, equipando a Maternidade Jesus Maria José para melhor atender toda sociedade e principalmente as mães e recém-nascidos de Quixadá e cidades vizinhas. Na comunicação, deu voz ao nosso povo através da FM Rádio Cultura, promovendo evangelização, informação e diálogo.
Seu coração misericordioso também proporcionou acolhimento de mais de 500 crianças carentes na Creche Rainha da paz, proporcionando-lhes cuidado, saúde e, o mais importante, a educação. Estendeu sua mão amiga àqueles perdidos no tormento das drogas e do álcool, oferecendo esperança e uma nova chance de vida. Vossa Excelência não se esqueceu dos idosos, muitas vezes deixados de lado pela sociedade, e deu a eles o carinho e a dignidade que merecem. Na dimensão espiritual, ergueu o majestoso Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, um verdadeiro monumento de fé que fortalece e inspira milhares de fiéis.
Seu ouvido sempre atento aos lamentos e dores da população desiludida o torna um verdadeiro pastor, um exemplo de compaixão e liderança espiritual. Dom Adélio, por tudo o que fez por Quixadá, o senhor merece ser eternizado na memória dos quixadaenses. Seu nome deve ecoar pelas ruas, praças e edifícios de nossa cidade, como um lembrete de sua grandiosa contribuição. Mais do que isso, sua história será contada por gerações – aos nossos filhos e netos – para que nunca esqueçamos o quão importante o senhor foi e continua sendo para nossa terra.
Agradeço, de todo coração, por tudo o que o senhor fez por Quixadá e pelo Sertão Central. Que descanse em paz, nosso santo pastor. Saibas que sua história de amor por nossa cidade será contada aos quatro ventos. O senhor não partiu, mas viverá eternamente em nossos corações.
Com muita gratidão e saudade,
Wanderley Barbosa
Jornalista / Radialista profissional
Presidente da AISC