Nesta sexta-feira, 10, o deputado federal André Fernandes (PL) retoma o mandato na Câmara dos Deputados após um período de licença do cargo pós-eleição. O parlamentar terminou o pleito de 2024 em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Fortaleza e se consolidou como um dos principais nomes da oposição no Ceará.
O retorno do deputado para a Câmara Federal fará com que Mayra Pinheiro, suplente que está em exercício de mandato, deixe o cargo.
Posicionamento e eleições de 2026
Durante a campanha de 2024, André buscou modificar sua forma de atuação, se mostrando uma figura moderada e sem discursos inflamados. Diante disso, seu retorno para a Câmara gera expectativa em relação à postura que adotará na Casa.
Como um dos principais nomes da oposição ao atual grupo governista no Estado, André se torna nome estratégico para as eleições de 2026, quando o Governo do Estado estará na disputa. O deputado, no entanto, não pode pleitear o cargo, já que não possui idade suficiente.
Apesar desse critério, a oposição conta com outros dois nomes que podem tentar o cargo: Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT). Ambos apoiaram André em 2024 no segundo turno.