O Ministério Público do Estado do Ceará irá promover o 3º Seminário da Mulher com o tema “Violência contra a mulher: da violência à ressignificação”, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. O evento acontecerá no dia 11 de março, das 9h às 13h, de forma presencial, e os interessados devem se inscrever na plataforma de cursos da ESMP/Ceaf. A iniciativa será uma realização da Ouvidoria do MP do Ceará e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP).
A iniciativa objetiva atualizar anualmente os índices de violência contra a mulher, as novas perspectivas e formas de ajudar a mulher em sua independência física, emocional e financeira, buscando dignificá-la. As palestras serão ministradas pela promotora de Justiça do MPCE, Kamyla Brito; pelo promotor de Justiça do MPCE, Marcus Renan Palácio de Morais Claro dos Santos; e pela psicóloga e servidora do MP de Minas Gerais, Ana Luiza Gomes Pereira.
Programação:
1° painel: “Da família e da sociedade”
Mediadora: Loraine Jacob Molina (ouvidora-geral do MPCE e procuradora de Justiça)
Palestrante: Kamyla Brito Lessa (promotora de Justiça do MPCE, membro da Diretoria do IBDFAM/Ce como representante do MPCE)
Debatedor: Marcus Vinícius Amorim de Oliveira (promotor de Justiça do MPCE)
2° painel: “Dos crimes em geral e do feminicídio”
Mediadora: Ana Cláudia de Morais (promotora de Justiça e assessora jurídica da ouvidoria-geral do MPCE
Palestrante: Marcus Renan Palácio de Morais Claro dos Santos (promotor de Justiça do MPCE)
Debatedor: André Clark Nunes Cavalcante (promotor de Justiça do MPCE)
3° painel: “Da ressignificação e das tecnologias sociais”
Mediadora: Isabel Maria Salustiano Arruda Porto (procuradora de Justiça e vice-ouvidora-geral do MPCE)
Palestrante: Ana Luíza Gomes Pereira (psicóloga e servidora do MP de Minas Gerais)
Debatedora: Sheila Cavalcante Pitombeira (procuradora de Justiça)
Serviço
3º Seminário da Mulher (Violência contra a mulher: da Violência à Ressignificação)
Data: 11 de março de 2025
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório da PGJ (Av. General Afonso Albuquerque Lima, nº 130, Cambeba, Fortaleza)
Modalidade: Presencial
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/
Público-alvo: Aberto ao público
Carga horária: 4h/a