A Justiça Eleitoral condenou um homem a 8 anos e 4 meses de prisão em regime fechado por ameaçar a ex-governadora do Ceará, Izolda Cela (PSB), durante a campanha eleitoral de 2024 em Sobral, na Região Norte do estado.
A sentença, proferida pelo juiz André Teixeira Gurgel, condenou Kevin Henrique Lopes Cavalcante, de 28 anos, pelos crimes de organização criminosa e coação eleitoral. Durante o período da campanha, o acusado publicou em suas redes sociais a foto de uma arma acompanhada da legenda: “bala na Isolda”.
A postagem foi feita após um ataque com rojões contra apoiadores da candidatura de Izolda, que concorria à Prefeitura de Sobral, segundo informações do Ministério Público Eleitoral (MPE).
De acordo com a acusação, o objetivo das ameaças era extorquir dinheiro em nome da facção criminosa Comando Vermelho, da qual Kevin fazia parte.
O acusado foi preso em 2 de setembro de 2024. Em seu celular, foram encontradas conversas em grupos da facção, divulgação de símbolos do crime organizado e planejamento de ações destinadas a interferir na campanha do PSB.
Na sentença, o juiz destacou que os ataques faziam parte de um esquema de controle territorial em Sobral, com o intuito de intimidar candidaturas que não estivessem alinhadas aos interesses da organização criminosa.