Home Política Com adesão de 177 municípios, Assembleia Legislativa inicia formação para conselheiros tutelares...

Com adesão de 177 municípios, Assembleia Legislativa inicia formação para conselheiros tutelares do Ceará

A iniciativa vai capacitar gratuitamente quase mil conselheiros tutelares cearenses ao longo dos próximos seis meses

Foto: Junior Pio/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã dessa segunda-feira, 30, no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, a aula inaugural do “Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos”. A iniciativa vai capacitar gratuitamente quase mil conselheiros tutelares cearenses ao longo dos próximos seis meses. Com adesão 177 municípios do Estado – representando percentual de 96% – o projeto visa fortalecer o papel desses profissionais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente no ambiente escolar.

Com carga horária de 40 horas, o curso inclui aulas on-line, atividades práticas e uma etapa presencial em escolas públicas, onde os conselheiros irão promover diálogo e conscientização sobre os direitos da infância e da adolescência. Ao final da formação, os conselhos que se destacarem serão reconhecidos com selos nas categorias Ouro, Prata ou Bronze.

Durante a abertura, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), celebrou a mobilização histórica em torno da proposta. “Das 184 cidades do Ceará, 177 se inscreveram. São 960 conselheiros e conselheiras em um programa que visa não apenas capacitação e formação, mas também um trabalho preventivo. O que queremos é o conselheiro tutelar atuando na garantia dos direitos da criança e do adolescente, em parceria com as escolas e com as famílias”, destacou.

Aldigueri também ressaltou os esforços conjuntos que tornaram o projeto possível. “Essa é uma ideia da nossa primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, e conta com o apoio do Governo do Estado, da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e de diversos outros órgãos, que atuarão na formação prática e na premiação dos melhores projetos. A proposta é sair da teoria e levar a proteção para onde ela é mais necessária: nas comunidades e nas escolas”, afirmou.

Para a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, a força do projeto está na união e no propósito. “Conseguimos mobilizar quase mil conselheiros para fortalecer essa corrente do bem em 177 municípios. Vamos falar desde a identificação de casos de violência até reflexões éticas sobre o papel do conselheiro tutelar nas comunidades. Tenho certeza de que, no dia 18 de novembro (Dia Nacional do Conselheiro Tutelar), estaremos celebrando essa data especial, homenageando esses profissionais que tanto se dedicam a cuidar das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, também esteve presente e destacou a sintonia do projeto com o programa Ceará Sem Fome. “Os conselheiros tutelares são fundamentais para enfrentar contextos de violência. Estamos unindo forças para oferecer materiais e apoio técnico do Governo do Estado, para que eles tenham suporte diante das situações difíceis que enfrentam em seus municípios”, reforçou.

O “Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos” representa um marco na valorização da política de proteção à infância no Ceará. A formação dos conselheiros, o reconhecimento público e a integração de diversas instituições reforçam o compromisso coletivo com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes em todo o Estado.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here