Home Geral Japão suspende importação de frango e derivados de Quixeramobim após registro de...

Japão suspende importação de frango e derivados de Quixeramobim após registro de gripe aviária

A suspensão, no entanto, não se aplica a produtos abatidos ou industrializados antes da data de corte, desde que acompanhados de certificado sanitário e prova de armazenamento seguro até a exportação

Foto: Freepik

O governo do Japão suspendeu temporariamente a importação de frango, ovos e produtos derivados de Quixeramobim, no Sertão Central, após a confirmação de um caso de gripe aviária em aves de subsistência na região. A medida, que passou a valer para mercadorias produzidas a partir de 18 de julho, foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF).

Além do bloqueio direcionado ao município cearense, o país asiático também interrompeu a entrada de aves vivas e ovos férteis originários de qualquer localidade do estado do Ceará. A suspensão, no entanto, não se aplica a produtos abatidos ou industrializados antes da data de corte, desde que acompanhados de certificado sanitário e prova de armazenamento seguro até a exportação.

A decisão japonesa foi motivada pela notificação oficial de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em galinhas criadas em sistema de fundo de quintal em Quixeramobim. O caso foi confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que vem monitorando a situação com base nos protocolos de controle sanitário.

Apesar das diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) indicarem que episódios da doença em aves silvestres ou de subsistência não justificam a imposição de barreiras comerciais, o Japão mantém uma política mais rigorosa. O país considera qualquer registro da doença em animais não comerciais como motivo suficiente para aplicar embargos.

Neste ano, no entanto, o Japão passou a aceitar a regionalização das restrições com base em critérios municipais, conforme proposta do governo brasileiro. Isso significa que os bloqueios são aplicados apenas aos municípios afetados, e não a estados inteiros, como ocorria anteriormente.

Além de Quixeramobim, seguem com restrições em vigor outras localidades brasileiras, como Montenegro (RS), Campinápolis (MT), Santo Antônio da Barra (GO), Meleiro (SC), Sorocaba (SP) e a capital paulista.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile