Home Geral Quixeramobim não exporta frango, ovos e derivados para o Japão; entenda proibição...

Quixeramobim não exporta frango, ovos e derivados para o Japão; entenda proibição do país

O diretor de Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Amorim Sobreira, afirmou que Quixeramobim, de fato, não exporta carnes para o Japão, e explicou a sanção japonesa

Foto: Freepik/wirestock

O governo do Japão suspendeu temporariamente a importação de frango, ovos e produtos derivados de Quixeramobim, no Sertão Central, após a confirmação de um caso de gripe aviária em aves de subsistência na zona rural. Apesar disso, Quixeramobim não exporta para o Japão, o que fez surgir o questionamento sobre o motivo da sanção do governo japonês sobre o município.

De acordo com o diretor de Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Amorim Sobreira, Quixeramobim, de fato, não exporta carnes para o Japão, mas os países importadores “são tão rigorosos”, que mesmo um caso isolado no município já resulta em um bloqueio daquele estado ou município para não exportar. Isso não quer dizer que exporta.”

Além do bloqueio direcionado ao município cearense, o país asiático também interrompeu a entrada de aves vivas e ovos férteis originários de qualquer localidade do estado do Ceará. A suspensão, no entanto, não se aplica a produtos abatidos ou industrializados antes da data de corte, desde que acompanhados de certificado sanitário e prova de armazenamento seguro até a exportação. A medida, que passou a valer para mercadorias produzidas a partir de 18 de julho, foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF).

“Isso não quer dizer que Quixeramobim está exportando ou deixou de exportar por isso. É apenas a explicação do rigor da legislação sanitária empregada por outros países importadores”, ressaltou Amorim.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile