Home Economia Mais de 500 mil aposentados já receberam ressarcimento por descontos indevidos, diz...

Mais de 500 mil aposentados já receberam ressarcimento por descontos indevidos, diz INSS

A estimativa é de que, até quarta-feira, 30, aproximadamente 1,147 milhão de pessoas tenham sido contempladas

Foto: iStock

Na primeira semana de pagamentos do ressarcimento a aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos realizados por entidades associativas, mais de 533 mil beneficiários já tiveram os valores depositados em suas contas, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A estimativa é de que, até quarta-feira, 30, aproximadamente 1,147 milhão de pessoas tenham sido contempladas, conforme informou o presidente do INSS, Gilberto Waller, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Queremos garantir o reembolso de forma rápida, direta na conta do benefício, e de forma integral e corrigida pelo IPCA. A adesão é fundamental”, afirmou Waller.

O acordo proposto pelo governo federal visa acelerar o reembolso dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. Até a tarde da última sexta-feira, 25, 1,248 milhão de pessoas já haviam aderido à proposta, de um total de 2,295 milhões aptas a participar.

“O ideal é que todos façam a adesão o quanto antes, porque os pagamentos seguem a ordem de entrada no sistema. Ou seja, quem aderir primeiro, recebe primeiro”, explicou o presidente do INSS.

Número de atingidos pode ser ainda maior

Apesar do avanço no número de adesões, o universo de beneficiários afetados ainda pode crescer. Segundo Waller, 4,8 milhões de pessoas ainda não reconheceram o desconto, o que impede o início do processo de contestação e posterior adesão ao acordo. O prazo para isso é de 15 dias úteis após o registro da reclamação.

Comunicação ampliada e cuidados contra golpes

Para alcançar todos os beneficiários, o INSS tem intensificado a comunicação em diversas frentes: pelo aplicativo Meu INSS, mensagens nos extratos bancários, aviso em agências dos Correios e envio de mensagens informativas pelo WhatsApp.

Contudo, o INSS alerta: não serão enviados links clicáveis nas mensagens por celular. “Se receber qualquer link, desconsidere. A adesão não é feita pelo WhatsApp”, reforçou Waller. O procedimento só pode ser realizado pelo app ou site Meu INSS ou nas agências dos Correios.

Quem pode aderir?

Estão aptos a fazer a adesão:

  • Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos;
  • Beneficiários que contestaram esses descontos e não obtiveram resposta da entidade dentro do prazo de 15 dias úteis.

A adesão é gratuita e o valor a ser reembolsado pode ser consultado antes da assinatura.

Como aderir?

Pelo aplicativo ou site Meu INSS:

  1. Acesse com CPF e senha;
  2. Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”;
  3. Leia as informações e marque “Sim” no campo “Aceito receber”;
  4. Clique em “Enviar”.

Presencialmente:

  • Em qualquer agência dos Correios.

Por telefone (apenas para consultas):

  • Central 135 — não realiza adesão, apenas orientações e verificação de dados.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here