O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), fará uma viagem de 15 dias a China, em novembro, para expandir relações com o país asiático. A viagem faz parte de uma articulação interfederativa entre municípios do Nordeste e a União, e ficou acertada em reunião com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Além de Pimenta, o prefeito do Crato, André Barreto (PT), também fará parte da missão paradiplomática. A informação é da jornalista Ingrid Campos, do Diário do Nordeste.
Cirilo já havia informado sobre a viagem através de suas redes sociais, em publicação no último dia 30 de julho.
A iniciativa busca estreitar laços econômicos e atrair capital de conhecimento, com investimentos em ciência, tecnologia e inovação, de acordo com o consultor de relações institucionais China-Brasil, Milton Pomar.
O intuito, de acordo com Cirilo, é intensificar a presença da China no Ceará para explorar minérios como lítio, granito e calcário, além de tratar de relações comerciais relacionadas a gêneros alimentícios derivados de ovinos e caprinos.
O encontro foi coordenado pelo cearense Ilário Marques, assessor especial de Assuntos Federativos do Planalto. Uma nova reunião deve ser realizada em breve para dar seguimento ao planejamento.