Ver essa foto no Instagram
O município de Senador Pompeu, no Sertão Central, completa 129 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 3.
“Hoje celebramos os 129 anos de emancipação política de Senador Pompeu! Uma história construída com muita luta, fé, cultura e o povo guerreiro que, dia após dia, faz dessa terra um lugar único e especial”, disse a prefeita Márcia Zomin.
O município tem crescido nos últimos anos com a geração de emprego e a chegada de empreendimentos na cidade, ocupando posição de destaque em gestão pública. Senador Pompeu recebeu esse nome em homenagem ao senador Tomás Pompeu de Sousa Brasil, como foi feito no País durante o império e toda a República Velha com diversas outras vilas que viraram cidades.
Para além de seu nome, o município é um dos pontos principais da história do Ceará, já que, devido a infraestrutura ferroviária e localização central foi usado para instalação de um dos Campos de Concentração no Estado durante a seca de 1932. O patrimônio, hoje, é tombado.
“É motivo de orgulho poder fazer parte dessa trajetória, cuidando da nossa cidade, transformando vidas e escrevendo juntos um novo capítulo de desenvolvimento e conquistas”, ressaltou a gestora.