Manifestantes foram às ruas neste domingo, 21, em pelo menos 12 capitais brasileiras para protestar contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada nesta semana na Câmara dos Deputados. Os atos ocorreram em cidades como São Paulo, Fortaleza, Maceió, João Pessoa, e também em Brasília, reunindo artistas, políticos e movimentos sociais.
A proposta, que ainda precisa passar pelo Senado, prevê regras mais rígidas para a abertura de processos criminais contra parlamentares, o que, segundo os críticos, representaria um retrocesso no combate à corrupção e um privilégio injustificado aos congressistas.
Além da PEC, os manifestantes se posicionaram contra a tramitação em regime de urgência de um projeto que concede anistia a condenados por tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O político foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão.
No Senado, a relatoria da proposta ficará a cargo de Alessandro Vieira (MDB-SE), que já adiantou sua posição contrária. “O relatório será pela rejeição, demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros”, afirmou o senador.