Depois de quase duas décadas de obras, a Transnordestina, uma das maiores obras de infraestrutura logística do país, iniciará sua operação no sertão nordestino. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início do funcionamento da ferrovia na última quinta-feira, 9, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU). A informação é do jornalista Luciano Rodrigues, do Diário do Nordeste.
O trecho liberado pela agência tem 679 quilômetros de extensão, ligando São Miguel do Fidalgo (PI) a Acopiara (CE) e passando também pelo oeste de Pernambuco. Segundo a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), empresa responsável pela construção e operação da linha férrea, a operação inicial se concentrará no trajeto entre Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE), com cerca de 600 km.
A ANTT autorizou o funcionamento em regime de comissionamento, o que significa que a ferrovia operará em fase de testes, com transporte de cargas em escala reduzida até que todos os parâmetros técnicos e de segurança sejam validados.
“As inspeções realizadas pela agência confirmaram o atendimento aos requisitos mínimos para o início do tráfego, restando ajustes pontuais a serem concluídos”, informou a ANTT.
Durante essa etapa, a ferrovia deverá seguir condições técnicas específicas, como limites de velocidade, monitoramento contínuo e ações de comunicação com comunidades próximas, especialmente voltadas à segurança em cruzamentos e áreas de circulação dos trens.
Os trens terão duas locomotivas e 20 vagões cada, trafegando a uma velocidade máxima de 60 km/h. A expectativa é que, nesta fase inicial, a Transnordestina transporte até 1 milhão de toneladas de cargas por ano, incluindo grãos, algodão, minérios, gesso, gipsita e contêineres.
A obra da Transnordestina teve início em 2006, ainda durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em julho deste ano, o presidente da TLSA, Tufi Daher Filho, já havia antecipado que o transporte de grãos entre os interiores do Piauí e do Ceará começaria “em outubro ou novembro”.




