O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio se filiou ao União Brasil na tarde desta quarta-feira, 5, em cerimônia realizada em Fortaleza. O evento contou com as presenças do presidente do UB no Ceará, Capitão Wagner, do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) e do presidente nacional do UB, Antonio Rueda.
Em seu discurso, Roberto teceu críticas ao Governo do Ceará, ao PT e ao governador Elmano de Freitas (PT), a quem chamou de frágil, omisso e covarde: “Nós temos hoje um governador tido como frágil, omisso e covarde, dito pelo povo, no combate ao maior problema que é a segurança.”
A chegada de Roberto é vista como um reforço estratégico para o União Brasil no Ceará. Ele comandará a legenda em Fortaleza e é um dos cotados para disputar o Governo do Ceará em 2026 contra Elmano.
Wagner comemorou a chegada do ex-prefeito ao partido e disse que ele chega na legenda “para ser candidato ao que quiser”: “A governador, senador, prefeito. O partido vai lhe dar condição.”
Rueda afirmou, no evento, que Roberto Cláudio é “começo da mudança no Ceará”: “Vejo pessoas que, antes não se falavam, hoje dialogando num vértice comum: derrotar tudo aquilo que é uma mazela governamental, que representa um atraso da política”.
No evento também estiveram presentes o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; o vice-presidente nacional do UB, ex-deputado ACM Neto; os deputados estaduais do Ceará Antônio Henrique (PDT), Lucinildo Frota (PDT), Felipe Mota (União) e Queiroz Filho (PDT), e o ex-prefeito de Fortaleza José Sarto, entre outros.
