Home Justiça Moraes ordena notificação ao TSE sobre inelegibilidade de Bolsonaro por condenação da...

Moraes ordena notificação ao TSE sobre inelegibilidade de Bolsonaro por condenação da trama golpista

Com pena de 27 anos de prisão, ex-presidente fica impedido de disputar eleições por ao menos oito anos após cumprimento da pena, e só poderia voltar a concorrer a cargos públicos em 2060, quando teria 105 anos de idade

Foto: Antonio Augusto/TSE

Nesta terça-feira, 25, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja formalmente comunicado da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida da condenação que fixou pena de 27 anos e três meses de prisão pela participação na trama golpista de 2022.

Com a condenação transitada em julgado, Bolsonaro fica submetido à Lei da Ficha Limpa, que veda a candidatura de quem tiver sentença criminal colegiada. A regra impõe a inelegibilidade por oito anos a partir do cumprimento da pena. Em teoria, o ex-presidente só poderia voltar a concorrer a cargos públicos em 2060, quando teria 105 anos de idade.

Bolsonaro já está inelegível até 2030 em decorrência de condenação pelo TSE por abuso de poder político e econômico, após reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada em julho de 2022, em que criticou o sistema de votação eletrônico.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here