O Sistema Maior de Comunicação venceu, em 2º lugar, na noite desta segunda-feira, 8, o Prêmio Sistema Fecomércio Ceará de Jornalismo, na categoria Telejornalismo, que premiou as melhores reportagens de veículos de imprensa e de jornalistas independentes do Ceará sobre o tema “Uma história de tanta gente: o impacto social das ações do Sistema Fecomércio na vida dos cearenses”. O 1º lugar foi para a TV Verdes Mares Cariri.
O SMC contou, através da SerTão TV, a história da Marleide Alves. Moradora do bairro Jardim Norte I, em Quixeramobim, ela encontrou na educação a oportunidade de mudar sua trajetória de vida. Atualmente, ela conclui o ensino médio na unidade do SESC Ler da cidade e já projeta novos passos: ingressar em uma faculdade e conquistar a profissionalização que sempre sonhou. A reportagem teve repercussão imediata nos veículos do Sistema Maior e sensibilizou amigos e colegas de Marleide, e até quem não conhecia sua história de vida.
Augusto Alves, coordenador de Jornalismo do grupo, um dos responsáveis pela reportagem de Marleide, foi o representante do Sistema Maior na premiação. Para ele, o momento “representa o reconhecimento do trabalho feito pela SerTão TV e pelo SMC, que investe diariamente em recursos humanos e técnicos para levar o melhor conteúdo para aqueles que acompanham os materiais disponibilizados pelo grupo.”
“Além disso, é preciso ressaltar a importância da figura de Marleide. Ela, com sua força e entusiasmo, abriu as portas de sua casa e nos recebeu tão bem para contar sua história. É uma reportagem que vale a pena assistir”, ressaltou Augusto.
A reportagem “Conheça Marleide Alves: uma história de transformação pela educação no SESC Ler de Quixeramobim” foi disponibilizada no canal no YouTube da SerTão TV, bem como no Instagram, e veiculada no canal 180 da Brisanet nos programas Ponto de Vista e SerTão Conta Mais.
O diretor-presidente do SMC, Sérgio Machado, destacou o empenho da equipe e a valorização do jornalismo produzido no Interior do Estado: “Fazer comunicação no meio do sertão não é tarefa fácil, mas estamos aqui há quase quatro décadas e aprendemos a driblar as adversidades e a buscar melhorias continuamente. Esse prêmio mostra que o nosso trabalho dá frutos e que nossa equipe está sempre empenhada em produzir o melhor conteúdo para o público.”
Já Amanda Magalhães, diretora-executiva da SerTão TV, apontou que a emissora mostra, mais uma vez, o seu potencial como janela do sertão para o mundo: “Cada pessoa tem uma história para contar. E a SerTão TV tem cumprido essa missão ano a ano. Dessa vez, a história contada foi a da Marleide, e olha só: o Ceará inteiro assistiu. É lindo ver o nosso povo ser valorizado, e isso nos empolga a continuar esse trabalho”.




