Home Geral Ceará registra mais empregos formais que titulares do Bolsa Família pela primeira...

Ceará registra mais empregos formais que titulares do Bolsa Família pela primeira vez

De acordo com dados do Ministério da Cidadania e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Estado contabiliza 1.463.099 trabalhadores formais, contra 1.345.986 titulares do benefício

Foto: Davi Pinheiro/Governo do Ceará

O Ceará alcançou, em 2025, um marco histórico na geração de empregos formais. Pela primeira vez, o número de vínculos trabalhistas com carteira assinada superou o de titulares do programa Bolsa Família. O levantamento é do Diário do Nordeste.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Estado contabiliza 1.463.099 trabalhadores formais, contra 1.345.986 titulares do benefício. A diferença é de 117.113 vínculos, o que representa 8,7% a mais em relação aos beneficiários titulares, considerando informações de outubro deste ano.

O levantamento inclui apenas os titulares do Bolsa Família, sem considerar dependentes como crianças e adolescentes. Atualmente, o programa atende cerca de 3,3 milhões de pessoas no Ceará. Entre janeiro e dezembro de 2025, mais de 325 mil pessoas deixaram de ser beneficiárias.

Segundo a Secretaria do Trabalho do Ceará, o cenário de predominância dos empregos formais sobre os titulares do Bolsa Família se mantém desde julho de 2025.

“O resultado acompanha um movimento nacional de geração de emprego, após a retomada real dos investimentos públicos. Estamos em um ambiente muito favorável para a geração de renda”, destacou Vladyson Viana, titular da pasta.

O Brasil também registra avanços no mercado de trabalho. Em novembro, o número de desempregados caiu para 5,9 milhões, uma redução de 12% em relação ao mesmo período de 2024, atingindo a menor taxa da série histórica.

Apesar da melhora, o Bolsa Família segue como instrumento de proteção e ascensão social. A regra de transição permite que famílias que conquistam renda formal recebam 50% do benefício temporariamente. No Ceará, 138 mil famílias estão nessa condição, com valor médio de R$ 364.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here