Os consumidores brasileiros vão iniciar o ano de 2026 sem pagar taxa adicional na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nessa terça-feira, 23, que a bandeira tarifária em vigor no mês de janeiro será a verde, que não implica cobrança extra sobre o consumo.
A definição leva em conta o comportamento recente do sistema elétrico. Apesar de o período chuvoso ter começado com volumes abaixo da média histórica, a agência avaliou que, ao longo de novembro e dezembro, houve estabilidade tanto nas chuvas quanto nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas em diversas regiões do país.
Com esse cenário, a Aneel avaliou que não será necessário recorrer de forma intensa às usinas termelétricas no início do próximo ano. O menor acionamento dessas unidades, que têm custo de produção mais alto, afasta a necessidade de repassar despesas adicionais aos consumidores.
Em dezembro, a conta de luz já havia apresentado recuo no valor extra cobrado. A bandeira passou do patamar vermelho 1 para o amarelo, reduzindo a taxa adicional de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
O Ministério de Minas e Energia avalia que a adoção da bandeira verde reflete um momento de maior equilíbrio do sistema elétrico nacional.




