Home Segurança Suspeitos de maus-tratos a animais são presos pela Polícia Militar em Maracanaú...

Suspeitos de maus-tratos a animais são presos pela Polícia Militar em Maracanaú e Senador Pompeu

Ambos os suspeitos foram colocados à disposição da Justiça

Foto: Ascom/PMCE

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, nessa terça-feira, 27, dois suspeitos de maus-tratos a animais nos municípios de Maracanaú e Senador Pompeu, pertencentes às Áreas Integradas de Segurança 14 e 9 (AIS 14 e 9), respectivamente. Em ações distintas, foram presos dois homens, de 32 e 44 anos, suspeitos de agredir cinco cachorros e um gato, totalizando seis animais.

Em Maracanaú, durante a manhã, equipes do 14º Batalhão Policial Militar (14º BPM) foram acionadas para atender uma ocorrência no bairro Cágado. A denúncia apontava que um homem mantinha cinco cachorros em situação de abandono. Os fatos foram constatados no local, e o suspeito foi conduzido à 28ª Delegacia de Polícia (28ª DP), situada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde foi autuado por maus-tratos a animais.

Já no período da tarde, equipes do 9º Batalhão Policial Militar (9º BPM) foram acionadas para atender uma ocorrência de maus-tratos no Centro de Senador Pompeu, no Sertão Central. No local, os policiais encontraram o suspeito, um homem de 44 anos, que teria agredido um gato. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Senador Pompeu, unidade da Polícia Civil do Ceará (PCCE), onde também foi autuado por maus-tratos a animais.

Ambos os suspeitos foram colocados à disposição da Justiça.

Crimes de maus-tratos

Durante o mês de janeiro de 2026, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), lançou um novo painel dinâmico. Elaborado em parceria com a Secretaria de Proteção Animal (Sepa) do Ceará, o painel reúne dados que possibilitam um monitoramento mais qualificado dos crimes contra animais domésticos e silvestres.

“É um passo importante na contribuição que a Supesp está oferecendo à Secretaria de Proteção Animal (Sepa), ao Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE) e à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA/PCCE), no sentido de fortalecer o diálogo sobre políticas públicas pautadas em evidências”, destacou a superintendente da Supesp, Juliana Barroso, durante solenidade realizada no auditório da SSPDS.

O novo Painel Dinâmico de Crimes de Maus-Tratos a Animais pode ser acessado no site da Supesp, por meio da aba “Estatística”.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here