Home Cultura Projeto de Lei propõe inclusão da Igreja Matriz de Santo Antônio de...

Projeto de Lei propõe inclusão da Igreja Matriz de Santo Antônio de Quixeramobim na Rota do Turismo Religioso do Ceará

Proposta do deputado estadual Salmito (PSB) busca reconhecer a importância histórica, cultural e religiosa de Quixeramobim e fortalecer o turismo de fé no Sertão Central

Foto: Augusto Alves/SMC

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou o Projeto de Lei que inclui a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua de Quixeramobim e a tradicional celebração Santo Antônio Festeiro na Rota do Turismo Religioso do Estado do Ceará. A iniciativa altera a Lei nº 18.085, de 31 de maio de 2022, que instituiu o roteiro estadual voltado à valorização dos principais destinos de fé e devoção cearenses.

De autoria do deputado estadual Salmito, a proposta reconhece a relevância histórica, cultural e religiosa de um dos mais importantes patrimônios do Sertão Central. Localizada no coração de Quixeramobim, a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua é um símbolo da religiosidade local e, há gerações, desempenha papel fundamental na preservação da fé e das tradições da comunidade.

Todos os anos, durante o mês de junho, a cidade recebe milhares de fiéis e visitantes para participar do Santo Antônio Festeiro, uma das mais expressivas manifestações religiosas do interior cearense. A programação reúne novenas, missas, procissões e atividades culturais que fortalecem os laços comunitários e mantêm viva a devoção ao santo padroeiro.

Segundo a justificativa do projeto, a inclusão de Quixeramobim na Rota do Turismo Religioso contribuirá para ampliar a visibilidade do município como destino de fé, além de impulsionar o turismo cultural e religioso, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico para a região.

Para o deputado Salmito, a medida representa um importante reconhecimento da força da fé e das tradições do município. “A inclusão de Quixeramobim na Rota do Turismo Religioso do Ceará representa um importante reconhecimento da força da nossa fé, da nossa cultura e das tradições que fazem parte da identidade do povo sertanejo. A Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua e a celebração do Santo Antônio Festeiro são patrimônios que, há gerações, unem devoção, cultura e desenvolvimento. Essa conquista contribui para valorizar nossa história, fortalecer o turismo religioso e criar novas oportunidades para a economia local e para toda a região”, destacou.

A proposta também ressalta a importância da preservação do patrimônio material e imaterial cearense, valorizando manifestações que fazem parte da identidade do povo sertanejo. Com a aprovação da matéria, a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua e o Santo Antônio Festeiro passam a integrar oficialmente o roteiro estadual do turismo religioso, consolidando Quixeramobim como um dos principais destinos de fé do Ceará.

A expectativa é que a iniciativa fortaleça o fluxo de visitantes, incentive novos investimentos no setor turístico e amplie a divulgação das riquezas culturais e religiosas do município, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here