A nova pesquisa de intenções de voto da Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira, 3, não trouxe apenas as simulações de cenários para as eleições de 2026, mas também o quadro de rejeição e aprovação das principais lideranças políticas do Brasil, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O nome de Gusttavo Lima também está na lista.
De acordo com o levantamento, Lula é rejeitado por 49% dos que disseram conhecer o presidente. 47% afirmaram que votam no petista, enquanto 4% disseram não conhecer o político.
Bolsonaro é a figura mais forte da oposição, mas está inelegível. Na pesquisa, 53% dizem não votar no ex-presidente; 41% votariam; e 6% não o conhecem.
50% disseram que conhecem o cantor Gusttavo Lima, mas que não votariam nele; 29% conhecem e votariam no artista; e 21% não o conhecem.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), é o mais rejeitado dos nomes colocados na pesquisa. O percentual chega a 56%, contra 24% daquelas que o conhecem e votariam nele. 20% disseram não conhecer o petista.
O segundo mais rejeitado é o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que aparece com 55% de rejeição, contra 22% dos que depositariam voto no parlamentar. 23% disseram não o conhecer.
A pesquisa ouviu 4,5 mil eleitores entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança é 95%.