Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nesta quinta-feira, 10, um projeto de lei que propõe o reconhecimento do espetinho como Patrimônio Gastronômico, Cultural e Imaterial do Estado.
A proposta é de autoria da deputada estadual Marta Gonçalves (PSB). A parlamentar justificou a iniciativa como uma busca pela valorização dessa iguaria popular como símbolo da cultura e da culinária cearense: “O espetinho é uma tradição forte no Ceará, especialmente em Fortaleza, onde é um clássico da comida de rua, muito apreciado e consumido em diversas ocasiões. Ele faz parte do cotidiano da cidade, sendo um hábito principalmente a partir do final da tarde.”
“O espetinho seja de carne bovina, frango, linguiça, ou tripa suína, é um símbolo de descontração e sabor, presente em bares, praças e em diversos pontos de encontro da região, proporcionando momentos de interação social e congregação familiar, além de ser uma tradição da cultura local, dispersa em todo território cearense”, destacou a deputada.