Home Educação Projeto cearense é finalista em prêmio internacional de design e busca apoio...

Projeto cearense é finalista em prêmio internacional de design e busca apoio para representar o Brasil no Peru

A equipe é formada por Anderson Oliveira Rabelo (Quixadá), Nataly Campelo Silva (Choró), Sávila Letícia Amancio Oliveira (Quixeramobim) e Yuri Silva de Lima (Maracanaú), sob orientação da professora Ingrid Teixeira Monteiro

Foto: Divulgação

Um grupo de estudantes do curso de Design Digital da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Quixadá, foi selecionado como finalista do Latin American Design Awards (LADAwards 2025), uma das principais premiações de design da América Latina. O projeto inscrito, intitulado “Giro: Descentralizando o Aluguel de Bicicletas”, concorre na categoria Digital – Estudantes.

A equipe é formada por Anderson Oliveira Rabelo (Quixadá), Nataly Campelo Silva (Choró), Sávila Letícia Amancio Oliveira (Quixeramobim) e Yuri Silva de Lima (Maracanaú), sob orientação da professora Ingrid Teixeira Monteiro. O trabalho foi desenvolvido inicialmente para a competição IHC 2024, que discutiu soluções de design e inovação para enfrentar a crise climática no Brasil.

O Giro propõe uma plataforma de mobilidade sustentável que conecta donos de bicicletas interessados em alugá-las a pessoas que precisam utilizá-las, gerando renda extra e incentivando o uso do transporte limpo. A proposta difere dos modelos tradicionais de compartilhamento, como Bicicletar e Bike Itaú, ao adotar uma lógica descentralizada, beneficiando não apenas usuários, mas também os proprietários das bicicletas.

Além da seleção no LADAwards, o projeto já havia conquistado o título de “best paper” na categoria de Trabalhos Interdisciplinares nos Encontros Universitários 2024 da UFC em Quixadá.

A final da premiação será realizada em 13 de setembro, na cidade de Cusco, no Peru, reunindo projetos avaliados por um júri internacional nos critérios de inovação, impacto e criatividade.

Mobilização para ir ao Peru

Para viabilizar a participação no evento, os estudantes lançaram a campanha “Do Ceará para Cusco”, por meio de uma página no Instagram. A iniciativa inclui uma vaquinha virtual via Pix (chave: docearaparacusco@gmail.com) e uma rifa online com prêmios variados, a R$ 10 cada número.

Os integrantes também têm buscado apoio de prefeituras e câmaras municipais de suas cidades de origem. Já receberam contribuições em Quixeramobim, com o apoio do prefeito Cirilo Pimenta e de vereadores, além de ajuda da Câmara de Quixadá.

Segundo o grupo, o objetivo é reunir mais de R$ 20 mil para levar todos os quatro integrantes ao Peru. Caso não consigam atingir a meta, alternativas já foram pensadas para que ao menos parte da equipe possa representar o Ceará e o Brasil na competição.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here