Home Recursos Hídricos Cogerh simula comportas de 1,5m no Açude Fogareiro, com aumento de 40...

Cogerh simula comportas de 1,5m no Açude Fogareiro, com aumento de 40 milhões de m³ na capacidade do reservatório

O estudo foi apenas preliminar, ou seja, não considerou outros fatores, como a segurança da Barragem de Quixeramobim, que recebe as águas do açude

Foto: Defesa Civil do Ceará

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizou um estudo prévio para instalação de comportas no Açude Fogareiro, em Quixeramobim, no Sertão Central, para aumento de volume do reservatório. A informação foi revelada com exclusividade ao Repórter Ceará pelo gerente regional da Bacia do Banabuiú, Paulo Ferreira.

A Cogerh, de acordo com Paulo, simulou a possibilidade de comportas de 1,5 metro, o que levaria a um aumento de 40 milhões de metros cúbicos no armazenamento do reservatório. Com isso, o Fogareiro passaria de 118 milhões de m³ para uma capacidade de 158 milhões de m³ e se tornaria o terceiro maior reservatório da Bacia do Banabuiú. No entanto, ele enfatizou que o estudo foi apenas preliminar, ou seja, não considerou outros fatores, como a segurança da Barragem de Quixeramobim, que recebe as águas do açude.

“Destaco que a simulação levou em conta apenas o acréscimo de cota, não foi estudada a questão relacionada à segurança da barragem, ponto indispensável para um estudo conclusivo de implementação”, ressaltou o gerente regional.

Paulo explicou que a segurança da Barragem de Quixeramobim se refere, por exemplo, ao impacto de uma sangria excessiva do Fogareiro, e avaliou que, caso seja viável a instalação de comportas, se buscaria por recursos para a obra: “É necessário estudar se isso não trará impacto em um inverno onde aconteça um vertimento excessivo no vertedouro/sangradouro do açude Fogareiro. Isso é algo que eu avalio importante ser estudado de forma mais profunda. E uma vez viável, buscar recursos para tentar viabilizar isso.”

O Fogareiro é quarto maior açude da Bacia do Banabuiú e o maior de Quixeramobim. Na bacia em que está localizado, fica atrás, em capacidade, dos açudes Banabuiú (1,53 bilhão de m³), Pedras Brancas (456 milhões de m³) e Cedro (126 milhões de m³). Atualmente, o reservatório é responsável, junto com a Barragem de Quixeramobim, por abastecer a sede urbana do município através de um sistema integrado, e estava, até o último dia 19 de novembro (última atualização no Portal Hidrológico), com 57,96% de capacidade.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here