O TikTok Brasil formalizou, nesta quarta-feira, 3, um investimento superior a R$ 200 bilhões para a construção de um Data Center no Complexo do Pecém, no Ceará. O anúncio foi feito durante evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Será o primeiro Data Center da empresa na América Latina.
A diretora de políticas públicas do TikTok Brasil, Mônica Guise, destacou que o empreendimento representa um marco para a operação da plataforma no país. “É um investimento histórico para a empresa no Brasil. É um investimento de mais de R$ 200 bilhões, um passo fundamental que reflete o compromisso da empresa com o Brasil, que é um dos mercados digitais mais dinâmicos do mundo”, afirmou.
O projeto será executado em parceria com a Omnia e a Casa dos Ventos, e contará com o uso exclusivo de energia renovável. Segundo a executiva, parques eólicos estão sendo desenvolvidos especialmente para abastecer o Data Center, garantindo sustentabilidade à operação.
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, já aprovou o projeto.




