O Ceará registrou chuva em mais de 80 cidades entre as 7 horas dessa sexta-feira, 6, e as 7 horas deste sábado, 7. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Guaraciaba do Norte teve a maior precipitação no período, com 111 milímetros.
O boletim pluviométrico do órgão ainda aponta que Redenção teve a segunda maior chuva do estado nas últimas 24 horas, com 85,6 mm.
Confira os maiores registros de chuvas entre sexta e sábado:
- Guaraciaba do Norte (Posto: Sede): 111 mm
- Redenção (Posto: Açude Acarape do Meio): 85.6 mm
- Guaraciaba Do Norte (Posto: Limoeiro): 82 mm
- Icapuí (Posto: Peixe Gordo): 80 mm
- São Benedito (Posto: Sítio Chapadinha): 71 mm
- Hidrolândia (Posto: Sede): 70 mm
- Quixeramobim (Posto: Passagem – Fogareiro): 65 mm
- Canindé (Posto: Baixa Fria): 65 mm
- Graça (Posto: Lapa): 64.2 mm
- Santa Quitéria (Posto: Raimundo Martins): 61.8 mm
Previsão
No período da tarde deste sábado, os eventos mais significativos tendem a se concentrar na porção noroeste do estado e na parte norte da Jaguaribana. À noite, é esperado aumento de nebulosidade no sul do Ceará, com chuvas de intensidade moderada.
Na madrugada de domingo, 8, a instabilidade atmosférica deve se intensificar no sul do estado, favorecendo chuvas moderadas a fortes, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. Além disso, também são esperadas chuvas moderadas, ocasionalmente fortes, na Jaguaribana, no Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém, durante a madrugada e a manhã.
As chuvas previstas para este sábado estão associadas, principalmente, a condições locais, como efeito de brisa e convecção. Já as chuvas mais expressivas previstas para a manhã, especialmente no sul e em parte do litoral, estão relacionadas a áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico e do leste do Nordeste brasileiro. Em função da nebulosidade e da ocorrência de chuva, são esperadas temperaturas máximas entre 30°C e 33°C na maior parte do estado.
Ressalta-se, ainda, que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado, encontra-se em torno da linha do Equador.




