O Vice-Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hidelbrando Soares, em entrevista concedida a uma emissora de rádio de Canindé, nesta quarta-feira, 24, elogiou a iniciativa e liderança da Prefeita do município, Rozário Ximenes, de pensar no presente e futuro da juventude e correr atrás para fazer do município um Pólo em Educação a Distância.
Segundo Hidelbrando, que é canindeense, abre-se agora uma porta para o futuro, pois a cidade já dispõe de equipamentos, como IFCE, Faculdade de Medicina em processo de implantação, e Educação a Distância, também aprovada.
“Isso poderá tornar Canindé uma cidade universitária, com oferta de educação superior pública de qualidade, porque a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação vinculada ao Ministério da Educação – MEC) aprovou Canindé como sede de educação a distância”, declarou o Vice-Reitor, Hidelbrando.
“Toda parte documental foi atendida, a prefeita liderou esse processo todo que culminou com esse desfecho para a vinda do Pólo da Universidade Aberta do Brasil, com o trabalho de bastidor da Chefe de Gabinete, Diana Gomes”, complementou.
Em suas palavras, Hidelbrando Soares parabenizou a Câmara por ter aprovado a Lei que criou o Pólo da UAB no município.
Pelo o ritmo em que as coisas estão caminhando, dentro de 20 ou 30 dias, os técnicos da CAPES virão checar se as informações documentais estão postas na cidade, como foram repassadas.
Com isso, a expectativa é que em março, Canindé já possa participar do edital nacional da oferta de cursos à distância. Para tanto será discutido com a prefeita quais os cursos que irão pra cidade, dentro dos 11 que a UECE tem disponível.
“Este é um momento muito feliz para Canindé, estamos satisfeitos com estas parcerias (CENTEC, UAB, UECE, etc), só nos trazem honra e alegria. A expectativa é de que a integração entre o município e a universidade traga o desenvolvimento de tecnologias, para aplicação e prática da população da nossa região”, ressaltou a prefeita, lembrando um ano atrás quando firmou parceria com a UECE.
Até 2020, período que vencem os mandatos do Reitor na Universidade, Jackson Sampaio, e Vice-Reitor, deverá ser construído um Campos em Canindé, a modelo do que é hoje, o IFCE.
Repórter Ceará




