Home Recursos Hídricos Sobe para sete o número de açudes sangrando no Ceará em 2024

Sobe para sete o número de açudes sangrando no Ceará em 2024

O volume total acumulado nos açudes monitorados pela COGERH é de 39,7%

Foto: Divulgação/COGERH

Subiu para sete o número de açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) que estão sangrando. Ainda na quarta-feira, 28, sangraram os açudes Santa Maria, Santo Antônio de Aracatiaçu e São Pedro de Timbaúba, todos localizados na Bacia Hidrográfica do Litoral.

Já na manhã dessa quinta-feira, 29, registraram sangria o açude Patos, também na Bacia do Litoral, bem como os açudes Acaraú Mirim e Forquilha, estes dois últimos na Bacia Hidrográfica do Acaraú.

Além deles, o açude Germinal em, Pacoti, segue sangrando.

O volume total acumulado nos açudes monitorados pela COGERH é de 39,7%. 10 açudes estão com volume superior a 90% e 44 seguem com volumes abaixo dos 30% da capacidade total.

Os reservatórios que atingiram a conta máxima até aqui são considerados pequenos, com baixa capacidade de reservação. Isso não tira a importância local dos mananciais. Outro dado que merece relevo é o fato de serem situados nas bacias que já haviam sido mais bem aquinhoadas com chuvas nos últimos anos. Portanto vinham com bons níveis de acumulação.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here