Home Saúde Casa de Cuidados do Ceará abre 20 leitos para pacientes com tuberculose

Casa de Cuidados do Ceará abre 20 leitos para pacientes com tuberculose

Instituição passa a atender pacientes em alta hospitalar que ainda necessitam de assistência após o período de internação

Foto: Márcia Catunda e Diego Sombra/Governo do Ceará

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), disponibiliza 20 leitos para receber pessoas que realizam tratamento contra tuberculose no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). A instituição passa a atender pacientes em alta hospitalar que ainda necessitam de assistência após o período de internação.

“Mesmo com a melhora clínica e a condição de sair do Hospital, o paciente, muitas vezes, ainda precisa de suporte antes de retornar à sua rotina. Por ter um perfil de transição hospitalar, a Casa de Cuidados é o espaço apropriado para realizar esse processo de desospitalização ”, explica o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Lauro Perdigão.

O gestor também destaca que a iniciativa será fundamental para otimizar a assistência do HSJ, unidade de referência para a hospitalização de pessoas com tuberculose. “A abertura dos leitos na Casa de Cuidados possibilita que a capacidade do Hospital seja ampliada para atender quem realmente necessita de internação. Portanto, o HSJ, que é uma unidade terciária, terá mais espaço para receber pacientes com maior complexidade”.

Estrutura

O atendimento aos pacientes com tuberculose na Casa de Cuidados é realizado em uma área isolada, com acesso restrito. O serviço conta com uma equipe multiprofissional, que inclui médico infectologista, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

“Muitos desses pacientes têm indicação de reabilitação nutricional, motora e respiratória e, durante a permanência na Casa, eles serão acompanhados pela equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar o estado de saúde”, explica a diretora da CCC, Ursula Wille Campos.

A enfermeira da Casa e especialista em Infectologia, Renata Maia, destaca que a atuação multiprofissional também tem como foco a educação em saúde e a sensibilização dos pacientes para a reinserção no convívio social. “O trabalho da equipe visa à diminuição dos riscos para o paciente e para a sociedade, além da possibilidade de reabilitação física, nutricional, entre outros aspectos, colaborando para o sucesso do tratamento”.

Ainda de acordo com a profissional, o serviço implementou ações voltadas à segurança dos pacientes. “Diversas medidas estão sendo adotadas, como biossegurança e precauções, cuidados com uso de máscaras, administração correta de medicamentos para tuberculose, com atenção redobrada para dosagem, por exemplo”, explica.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here