O Tribunal do Júri da Vara Única da Comarca de Ipaumirim acatou as teses defendidas pelo Ministério Público do Estado do Ceará e condenou, na última quarta-feira, 11, José Mateus de Lima Filho por tentar matar a ex-companheira a golpes de facão em Ipaumirim. O réu foi condenado a nove anos e dois meses de prisão por tentativa de homicídio, com as qualificadoras do recurso que impossibilitou a defesa da vítima e feminicídio.
Conforme o MP do Ceará, o crime ocorreu em 5 de abril de 2015, no bairro São Luís, em Ipaumirim. Na ocasião, José Mateus feriu gravemente a golpes de facão a então companheira, J.L.M., após tê-la proibido de sair de casa para comprar comida. Após uma discussão verbal, a vítima foi surpreendida na calçada de casa pelo então companheiro, que a atacou com um falcão, não possibilitando à vítima chance de se defender.
O promotor de Justiça Francisco Jardelino Nascimento de Azevedo, titular da Promotoria de Justiça de Ipaumirim, representou o MP do Ceará no julgamento. “A decisão do Júri não é apenas uma vitória do ponto de vista jurídico, mas reafirma o compromisso do Ministério Público no combate à violência contra a mulher”, destacou o promotor de Justiça.