Home Economia Morada Nova se destaca como segunda maior produtora de leite do Nordeste...

Morada Nova se destaca como segunda maior produtora de leite do Nordeste em 2023

Esse volume expressivo de produção reafirma a importância de Morada Nova no cenário agropecuário da região, sendo uma das principais cidades no desenvolvimento econômico rural do Ceará

Foto: iStockphoto

O município de Morada Nova, localizado no interior do Ceará, é amplamente conhecido pela produção artesanal de queijos. Agora, o destaque da cidade se expande também para a produção de leite, conforme aponta a Pesquisa da Pecuária Municipal divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, Morada Nova produziu um total de 107,6 milhões de litros de leite em 2023, o que a coloca como a segunda maior produtora de leite do Nordeste e a 11ª em nível nacional.

Esse volume expressivo de produção reafirma a importância de Morada Nova no cenário agropecuário da região, sendo uma das principais cidades no desenvolvimento econômico rural do Ceará. O ranking de produção de leite do estado coloca Morada Nova à frente de outros grandes produtores, como Quixeramobim, que produziu 73,2 milhões de litros, e Iguatu, com 51,1 milhões de litros.

Além de Morada Nova, o Ceará conta com outros municípios que também se destacam na produção de leite. O ranking das cidades cearenses que mais produziram leite em 2023, segundo o IBGE, inclui ainda Acopiara (40,1 milhões), Jaguaretama (38,6 milhões), Jaguaribe (38,4 milhões), Milhã (33,7 milhões), Limoeiro do Norte (29,3 milhões), Quixelô (27,6 milhões) e Solonópole (26,2 milhões).

O sucesso na produção de leite e derivados, aliado à tradição artesanal de queijos, reforça a relevância de Morada Nova no setor agropecuário nordestino, trazendo não só benefícios econômicos, mas também fortalecendo o perfil agrícola do município em termos de produção sustentável e desenvolvimento rural.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here