O senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista à coluna do Guilherme Amado, do Metrópoles, que a direita conseguirá eleger 54 dos 81 senadores em 2026. O número seria suficiente, conforme o próprio parlamentar, para aprovar um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
“Pelas contas que eu faço junto com outras pessoas muito experientes na política, a gente tem tudo para atingir um número de largada de 54 senadores dos 81 que vão exercer o mandato a partir de 2027”, afirmou Flávio Bolsonaro.
O parlamentar afirmou que “acreditava numa espécie de autorregulação do próprio Supremo contra esses arroubos absurdos, essas maluquices do Alexandre de Moraes. Por enquanto, ainda não aconteceu”. Segundo ele, o impeachment é “o último remédio amargo” para essa situação.
O número citado por Flávio representa 2/3 do número de senadores. Para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição, por exemplo, são necessário 3/5 do total de senadores, ou seja, 49 parlamentares.
Para que um processo de impeachment passe a tramitar, é preciso que o presidente do Senado inicie o processo. Atualmente, pelo menos dois pedidos de impeachment de Moraes foram rejeitados pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.