A Justiça da Espanha absolveu nesta sexta-feira, 28, o ex-jogador brasileiro Daniel Alves da condenação por estupro. Em decisão unânime, o Tribunal Superior da Catalunha anulou a sentença que havia condenado Alves a quatro anos e seis meses de prisão pelo crime contra uma jovem em uma discoteca de Barcelona.
Com isso, Alves, que foi preso preventivamente em janeiro de 2023, fica totalmente livre de acusações na Justiça espanhola. Ele passou mais de um ano na prisão enquanto aguardava o julgamento e pagou 1 milhão de euros como fiança para obter sua liberdade provisória. Pela sentença anterior, o ex-lateral da Seleção Brasileira ainda teria de cumprir mais de dois anos de reclusão.
A decisão da Corte espanhola teve como base a “falta de fiabilidade do depoimento” da vítima, conforme consta na sentença divulgada. Segundo os juízes, havia inconsistências no relato da denunciante, especialmente em trechos que poderiam ser verificados por registros em vídeo.
Reviravolta no caso
A absolvição ocorre após uma série de recursos. A defesa de Daniel Alves já havia conseguido, no ano passado, que ele deixasse a prisão provisoriamente, enquanto a Promotoria de Barcelona tentava aumentar sua pena para até 12 anos. Com a decisão desta sexta-feira, todos os pedidos da acusação foram negados.
Os advogados da vítima ainda não se pronunciaram sobre a absolvição do ex-jogador.