Um levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira, 3, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecem tecnicamente empatados em um possível segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. A pesquisa também indica que Lula venceria em outros sete cenários testados contra diferentes candidatos.
Cenário principal: Lula x Bolsonaro
Bolsonaro, que atualmente está inelegível até 2030, registrou 40% das intenções de voto, contra 44% de Lula. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, tornando o empate técnico possível. Outros 3% dos entrevistados declararam-se indecisos, enquanto 13% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não compareceriam às urnas.
Outros cenários testados
A pesquisa também simulou um segundo turno entre Lula e outros sete possíveis candidatos, todos os quais foram superados pelo atual presidente. Veja os números:
Lula x Michelle Bolsonaro (PL)
Lula: 44%
Michelle Bolsonaro: 38%
Indecisos: 3%
Branco/nulo/não votaria: 15%
Lula x Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Lula: 43%
Tarcísio de Freitas: 37%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não votaria: 16%
Lula x Ratinho Júnior (PSD)
Lula: 42%
Ratinho Júnior: 35%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não votaria: 19%
Lula x Pablo Marçal (PRTB)
Lula: 44%
Pablo Marçal: 35%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não votaria: 17%
Lula x Eduardo Bolsonaro (PL)
Lula: 45%
Eduardo Bolsonaro: 34%
Indecisos: 4%
Branco/nulo/não votaria: 17%
Lula x Romeu Zema (Novo)
Lula: 43%
Romeu Zema: 31%
Indecisos: 5%
Branco/nulo/não votaria: 21%
Rejeição de Lula e Bolsonaro
A pesquisa também mediu a rejeição dos principais nomes políticos. Tanto Lula quanto Bolsonaro registraram 55% de rejeição, um aumento em relação a levantamentos anteriores. Em janeiro, Lula tinha 49% de rejeição, enquanto Bolsonaro aparecia com 53%.
Outros políticos avaliados apresentaram índices menores de rejeição, como Eduardo Bolsonaro (56%), Romeu Zema (24%) e Ronaldo Caiado (26%). No entanto, Zema e Caiado são os candidatos menos conhecidos pelos entrevistados.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%