Ver essa foto no Instagram
A jornalista Helaine Oliveira publicou um vídeo em suas redes sociais mostrando a quantidade de garrafas pet na Praia de Iracema, em Fortaleza, após uma corrida que reuniu mais de 10 mil pessoas nesse domingo, 25. A publicação reacende, novamente, o debate acerca da gestão ambiental e conscientização individual do público acerca de sua responsabilidade na limpeza urbana.
“Durante a corrida existem pontos de hidratação com garrafas de água. Até aí tudo bem, o problema foi que muitos que correm pegam as garrafas, bebem e jogam no passeio, no chão mesmo. Ao final da corrida a organização sai recolhendo e deixando o local limpo como encontrou. Só que tinha uma chuva no meio do caminho e foi muita! Ainda tinha gente correndo e não deu tempo de recolherem tudo. Então a água saiu levando o que estava pelo caminho – incluindo as inúmeras garrafas jogadas na rua”, explicou a jornalista.
Helaine aproveitou o post para destacar que faltam lixeiras no trajeto, mas também há a ausência de consciência das pessoas de separar o próprio lixo e jogar em local adequado. Segundo ela, no local do evento tinha um espaço pra recolher os resíduos.
“É triste isso. Vamos proteger, né? Custa nada. Pega sua garrafa e coloca no lixo. Você tem mão para isso”, disse.
O blogueiro Felipe Palhano também destacou a necessidade de uma maior fiscalização em eventos: “Necessário e importante o prefeito Evandro Leitão, junto com vereadores atuantes na questão do meio ambiente, como Gabriel Biologia, atuarem na exigência de uma fiscalização maior de eventos que são realizados na Beira Mar de Fortaleza.”
A jornalista ainda ressaltou que a postagem não busca “levantar culpados”, mas discutir “a nossa consciência individual de proteção ao meio ambiente, porque ao final esse lixo todo foi desembocar no nosso lindo mar de Iracema e é dever de todos nós fazer com que isso não aconteça”.