A Receita Federal libera, nesta segunda-feira (30), o pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. O lote é considerado o maior da história em número de contribuintes e em valor total, beneficiando cerca de 6,5 milhões de pessoas e somando R$ 11 bilhões em devoluções. Além das restituições referentes a 2025, o lote inclui valores residuais de anos anteriores.
Ao todo, 6.545.322 contribuintes serão contemplados. Segundo a Receita, todo o montante será destinado a contribuintes com algum tipo de prioridade no reembolso. Isso inclui idosos, professores, pessoas com deficiência e aqueles que usaram recursos digitais para agilizar o processo.
A distribuição é a seguinte:
- 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix;
- 1.044.585 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 496.650 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 148.090 contribuintes com mais de 80 anos;
- 91.363 pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave.
Embora a legislação não estabeleça prioridade para os que utilizaram a declaração pré-preenchida e o Pix, a Receita adotou o critério neste ano. Assim, apenas pessoas com prioridade legal ou tecnológica receberão neste lote.
Consulta e pagamento
Desde o dia 23 de junho, os contribuintes já podem consultar se estão entre os contemplados. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. A verificação também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para celulares e tablets.
O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix (tipo CPF) informada na declaração. Se o crédito não for concluído, por exemplo, por conta desativada, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o depósito por meio do Portal BB ou pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (deficientes auditivos)
Passado um ano sem resgate, será necessário requerer o valor pelo Portal e-CAC. Nesse caso, é preciso acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Contribuintes que não estão no lote atual devem verificar pendências no e-CAC e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para tentar entrar nos próximos lotes.