Home Economia Receita Federal paga nesta segunda, 30, maior lote de restituição do Imposto...

Receita Federal paga nesta segunda, 30, maior lote de restituição do Imposto de Renda da história

Ao todo, 6.545.322 contribuintes serão contemplados. Segundo a Receita, todo o montante será destinado a contribuintes com algum tipo de prioridade no reembolso

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Receita Federal libera, nesta segunda-feira (30), o pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. O lote é considerado o maior da história em número de contribuintes e em valor total, beneficiando cerca de 6,5 milhões de pessoas e somando R$ 11 bilhões em devoluções. Além das restituições referentes a 2025, o lote inclui valores residuais de anos anteriores.

Ao todo, 6.545.322 contribuintes serão contemplados. Segundo a Receita, todo o montante será destinado a contribuintes com algum tipo de prioridade no reembolso. Isso inclui idosos, professores, pessoas com deficiência e aqueles que usaram recursos digitais para agilizar o processo.

A distribuição é a seguinte:

  • 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix;
  • 1.044.585 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 496.650 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 148.090 contribuintes com mais de 80 anos;
  • 91.363 pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave.

Embora a legislação não estabeleça prioridade para os que utilizaram a declaração pré-preenchida e o Pix, a Receita adotou o critério neste ano. Assim, apenas pessoas com prioridade legal ou tecnológica receberão neste lote.

Consulta e pagamento

Desde o dia 23 de junho, os contribuintes já podem consultar se estão entre os contemplados. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. A verificação também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para celulares e tablets.

O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix (tipo CPF) informada na declaração. Se o crédito não for concluído, por exemplo, por conta desativada, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o depósito por meio do Portal BB ou pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (deficientes auditivos)

Passado um ano sem resgate, será necessário requerer o valor pelo Portal e-CAC. Nesse caso, é preciso acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Contribuintes que não estão no lote atual devem verificar pendências no e-CAC e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para tentar entrar nos próximos lotes.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here