A secretária da Saúde do Ceará e presidente do Conselheiro Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Tânia Mara Coelho, participou, nesta terça-feira, 16, de uma sessão especial no Senado Federal em homenagem aos 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Inicialmente chamada de Instituto Soroterápico Federal, na data de sua criação, em 25 de maio de 1900, a Fiocruz tinha a missão de fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica. Em 1908, a instituição foi rebatizada em homenagem ao médico e pesquisador Oswaldo Cruz (1872-1917), que iniciou uma revolução sanitária, com iniciativas como a erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro, o controle da peste bubônica e o combate à varíola.
“A Fiocruz não é apenas um patrimônio histórico: é um farol da ciência, da pesquisa e da inovação que contribui ativamente para a saúde de toda a população brasileira. Além de ter ajudado na construção do SUS, a Fundação teve, historicamente, um papel fundamental para o ensino, a pesquisa, a inovação, a assistência e o desenvolvimento tecnológico da saúde pública”, destacou a secretária.
O evento também reuniu, entre outras personalidades, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e dos ex-ministros da pasta Nísia Trindade, Arthur Chioro e José Saraiva Felipe.




