Home Justiça Moraes vota para Eduardo Bolsonaro se tornar réu por suposta coação ao...

Moraes vota para Eduardo Bolsonaro se tornar réu por suposta coação ao STF

Primeira Turma analisa se há elementos para transformar denúncia da PGR em processo criminal

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes votou, nesta sexta-feira, 14, a favor de que o Supremo Tribunal Federal dê andamento à denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro. A acusação aponta que o parlamentar teria atuado para pressionar e interferir em investigações relacionadas às tentativas de golpe de Estado.

O caso está sendo julgado pela Primeira Turma no plenário virtual. Além de Moraes, que é o relator, votam também os Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Nesta etapa, o STF não discute se Eduardo Bolsonaro é culpado ou inocente. O que está em avaliação é se a PGR apresentou indícios mínimos que justifiquem a abertura de uma ação penal. Se a maioria concordar com o relator, o deputado se tornará réu.

A denúncia assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet sustenta que Eduardo Bolsonaro utilizou sua influência e interlocução com autoridades dos Estados Unidos para tentar constranger o Supremo. Segundo a PGR, o objetivo seria forçar o encerramento das investigações sobre o golpe, evitando punições. A PGR afirma que houve “ameaças de violentas sanções e a efetiva aplicação de algumas delas” com o intuito de intimidar os ministros da Corte.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile