Home Justiça Moraes libera para julgamento ação penal sobre assassinatos de Marielle Franco e...

Moraes libera para julgamento ação penal sobre assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes

O caso, ocorrido em 2018 no Rio de Janeiro, será analisado pela Primeira Turma da Corte

Foto: ALERJ

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que a ação penal que apura os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes avance para julgamento. O caso, ocorrido em 2018 no Rio de Janeiro, será analisado pela Primeira Turma da Corte.

No despacho, Moraes solicitou ao ministro Flávio Dino, presidente da Turma, que marque uma sessão para avaliar a denúncia. Como o STF entra em recesso no dia 19 de dezembro e retoma os trabalhos apenas em 1º de fevereiro, a tendência é que o julgamento aconteça somente em 2026.

São réus no processo o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio (TCE-RJ) Domingos Brazão; o ex-deputado federal Chiquinho Brazão; o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa; o major da PM Ronald Alves de Paula; e o ex-policial militar Robson Calixto, que atuava como assessor de Domingos Brazão. Todos permanecem presos preventivamente, e negaram participação no crime durante os depoimentos.

A acusação tem como base a delação premiada do ex-PM Ronnie Lessa, que confessou ter efetuado os disparos contra Marielle e Anderson. Ele apontou os irmãos Brazão e Rivaldo Barbosa como mandantes do crime. Segundo Lessa, Rivaldo teria participado das tratativas da execução, enquanto Ronald monitorava a rotina da vereadora e repassava informações ao grupo. Já Robson Calixto seria responsável por entregar a arma utilizada no ataque.

Para a Polícia Federal, o homicídio está ligado à atuação política de Marielle, contrária a interesses defendidos pelos Brazão em áreas com disputas fundiárias e influência de milícias no Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here