O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado como pré-candidato à Presidência da República, protocolou nesta quinta-feira, 11, uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento oficial realizado na semana passada.
Na ocasião, Lula criticou os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e fez referência ao episódio histórico envolvendo Joaquim Silvério dos Reis e Tiradentes. Ao questionar a postura de parlamentares da oposição, o presidente mencionou que o delator da Inconfidência Mineira foi condenado à morte e perguntou qual seria a punição adequada para “traidores”.
Na petição apresentada ao STF, Flávio Bolsonaro sustenta que a fala do presidente extrapola os limites do discurso político e não pode ser interpretada apenas como uma comparação histórica ou figura de linguagem.
Segundo o senador, a declaração foi construída de forma a induzir uma interpretação específica por parte da população. O parlamentar também argumenta que manifestações feitas pelo chefe do Poder Executivo possuem impacto institucional relevante devido ao cargo ocupado.
No documento, Flávio destaca que pronunciamentos presidenciais ultrapassam o campo da opinião pessoal e podem influenciar o ambiente político, as instituições e a sociedade em geral.




