Home Política PL lança Rogério Marinho à presidência do Senado, mas oposição ainda enfrenta...

PL lança Rogério Marinho à presidência do Senado, mas oposição ainda enfrenta divisão interna

Líder da oposição no Senado, Marinho afirma ter reunido o apoio de pelo menos 40 parlamentares. Para vencer em primeiro turno, são necessários 41 votos

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A eleição para a presidência do Senado em 2027 já começa a movimentar as articulações partidárias em Brasília. O atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), busca permanecer no cargo, enquanto o PL oficializou, nesta quarta-feira, 4, o nome de Rogério Marinho (PL-RN) como candidato ao posto. A oposição, porém, ainda não chegou a um consenso, já que a senadora Tereza Cristina (PP-MS) também pretende disputar a função.

Líder da oposição no Senado, Marinho afirma ter reunido o apoio de pelo menos 40 parlamentares. Para vencer em primeiro turno, são necessários 41 votos. O senador apresentou o número após encontro com integrantes do PL e representantes de outras legendas, entre eles parlamentares do Novo, PP e Republicanos.

A possibilidade de uma candidatura concorrente de Tereza Cristina ainda é um obstáculo para a articulação do PL. A ex-ministra da Agricultura mantém o projeto de comandar o Senado e conta com interlocução entre setores do Centrão, do agronegócio e da bancada feminina. Marinho afirmou que conversou com a senadora e que os dois devem tentar construir um acordo antes da votação.

Alcolumbre, por sua vez, chega à disputa com manifestações de apoio do MDB, PSD, PT e da federação União Progressista. O presidente Lula (PT) também deve trabalhar pela recondução do senador ao cargo.

Entre as propostas apresentadas por Marinho estão a discussão de uma anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e a análise de pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O senador disse que não pretende fazer dessas pautas o eixo de sua candidatura, mas defendeu que o Senado não se omita diante de questões relacionadas ao cumprimento da Constituição.

Em 2023, Marinho já havia disputado a presidência da Casa, mas foi derrotado por Rodrigo Pacheco, então filiado ao PSD de Minas Gerais. Na ocasião, recebeu 32 votos, contra 49 do adversário.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile