A Polícia Federal deflagrou, no Ceará, a Operação Sorriso Macabro, na manhã desta terça-feira, 24, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes, interrompendo crimes de estupro de vulnerável; produção, armazenamento e compartilhamento de arquivos de abusos sexuais de crianças e adolescentes por meio da Internet.
Um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva foram cumpridos em Canindé, no Sertão Central cearense.
A investigação da PF apontou indícios de estupro de vulnerável de 13 anos de idade e compartilhamento de arquivos ilícitos dos crimes pelo suspeito desde o ano de 2022, na darkweb, em fóruns com temática de abuso sexual, o que motivou a prisão preventiva do suspeito, de 25 anos de idade. O suspeito foi preso preventivamente por policiais federais. As investigações contaram com cooperação internacional através da Interpol.
O investigado responderá pelo cometimento, em tese, dos crimes de produção, armazenamento e difusão de material pornográfico envolvendo criança ou adolescente e estupro de vulneráveis, com penas de até 33 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados.
As investigações continuam com análise do material apreendido. O nome da operação remete à postura do suspeito nos vídeos obtidos pela PF durante a investigação.
Repórter Ceará